16 de dez de 2009

Salada de Beterraba assada com vinagrete cítrico, queijo de cabra e nozes glaceadas com baunilha (para 4 pessoas)

.
.

10 beterrabas bem pequenas
2 colheres de sopa de ciboulette picada
60 g de queijo de cabra macio (boursin), esfarelado
Folhas pequenas de alface crespa

Para as nozes

80 g de nozes ou noz pecan
½ clara de ovo batida levemente
¼ de colher de chá de essência natural de baunilha
Pitada de sal
De 1 a 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Pitada de pimenta caiena ( opcional)

Para o vinagrete cítrico

1 cebola roxa pequena, cortada em cubos pequenos
2 colheres de vinagre de vinho tinto
1 laranja pequena , casca ralada e suco retirado
1 limão siciliano, casca ralada e suco retirado
¾ de xícara de óleo de oliva extra-virgem
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

• Enrole as beterrabas em papel aluminio e leve ao forno à 200 graus e asse por uns 30 minutos, ou até estarem macias. Retire e deixe esfriar levemente. Baixe o frono para 140 graus.
• Enquanto isso, prepare o vinagrete: junte o vinagre mais 1 colher de sopa de suco de limão , 1 colher de sopa de suco le laranja, as raspas das cascas do limão e da laranjae a cebola roxa. Reserve.
• Num recipiente, bata a clara levemente e adicione as nozes. Misture bem. Retire o excesso de clara se houver. Acrescente o açúcar, a baunilha e a pimenta. Misture bem e leve ao forno de deixe as nozes secarem ( uns 20-30 minutos). Retire e deixe esfriar.
• Descasque as beterrabas e corteas ao meio. Acrescente o oleo de oliva ao vinagrete e coloque o vinagrete sobre as beterrabas com sal e pimenta do reino. Deixe marianar por uma hora mais ou menos.
• Ao servir: Disponha as folhas de alface em cada um dos 4 pratos. Acrescente sobre elas as beterrabas, o queijo de cabra , as nozes e a ceboulette picada. Regue com mais vinagrete e sirva imediatamente.


Luciano Lunkes é formado em música, especializado em regência Pelo Conservatório Franz Lizst (Hungria). Estudou gastronomia na renomada The French Culinary Institute of New York, onde
trabalhou em conceituados restaurantes e cias de catering. Foi private chef por 3 anos da estilista italiana Donatella Versace e teve seu trabalho destacado no caderno de domingo do The New York Times.

A foto é de Zuza Seffrim.