4 de nov. de 2009

Frango Aviador

As velas podem ser de canela, como as da foto


Meu primeiro contato com a alta gastronomia foi no tempo em que dividi apartamento em Nova York com o Itaquiense Oreste Zorzo. Oreste era na época concierge do Hotel Plaza Athenee, onde hospedava-se a princesa Diana, o Fausto Silva e a família Maluf, só pra citar alguns ilustres e alguns nem tanto. Oreste nao é pouca coisa, foi citado diversas vezes entre os melhores da cidade. Todo concierge de hotel de luxo tem carta branca nos melhores restaurantes, e lá ia eu, de contra peso. Mas como nossa idéia neste blog são receitas simples, segue abaixo um frango aviador. Batizei assim, porque ele vai que é um dodge com batatas doces rosadas besuntadas em manteiga Aviação.

ingredientes:

4 coxas/sobrecoxas de frango caipira sem osso e sem pele.
1 batata doce rosada cortada ao meio.
suco de 1 limão grande
arroz integral.
muito mangericão e alecrim fresco.
ameixas pretas.
broto de feijão.
alface crespa.
3 colheres de sopa de azeite de oliva.
sal a gosto.

Modo de Preparo:

Depois de bem limpas e lavadas as coxas e sobrecoxas coloca-se o suco de limão, tempera-se com o sal a gosto. Deixe nesse tempero mais ou menos 1 hora. Ligue o forno para aquecer. Unte uma assadeira com o azeite, arrume o frango e deixe assar durante uns 45 minutos em fogo baixo (depende da potência do forno).

Paralelo, em uma panela, dore uma cebola com azeite de oliva e uma colher de cafezinho de acucar mascavo. Assim que dourar, coloque uma xícara de arroz integral e espere cozinhar. Misture mangericão picado com as folhas e talos. Sal a gosto.

Quando o frango estiver assado, espalhe as ameixas pretas sobre (e entre) os pedaços e vá conversar.

Acenda as velas, abra o vinho e agora é com você.

Receita do designer Régis Duarte.

Fotografia: Tiago Coelho.